domingo, 9 de outubro de 2011

Há muitas moradas na casa do meu Pai

A Vida em Outros Mundos - Eurípedes Kühl realizou uma pesquisa para falar sobre a vida em outros mundos, sob o ponto de vista do Espiritismo.


No Livro dos Espíritos:
Questões 55 a 59:
Sim! Há vida em todos os globos que se movem no Espaço. Deus povoou de seres vivos os mundos e pensar ao contrário será duvidar de Sua sabedoria (por que o Criador faria coisas inúteis?). A constituição física dos habitantes difere de mundo a mundo, embora a forma corpórea, em todos os mundos seja a mesma da do homem terrestre, com menor ou maior embelezamento e perfeição, segundo a condição moral dos habitantes. Mundos afastados do Sol têm outras fontes de luz e calor, adequados à constituição dos habitantes, muitos mundos têm fontes próprias, tais como a eletricidade, com outros empregos, sem compreensão terrena.


Questões 172 a 188:
A existência corporal na Terra é das mais grosseiras e das mais distantes da perfeição. As diversas existências físicas do homem podem ser na Terra bem como em outros mundos. O início dessas existências não terá sido aqui, bem como seu término também não o será. A multiplicidade de vidas na Terra proporciona uma enorme gama de aprendizados ao Espírito. Em cada mundo há uma gradação de valores morais dos seus habitantes. O conhecimento de detalhes físicos e morais sobre os habitantes de outros mundos perturbaria aos terrestres, daí não lhes ser revelado ainda. Infância e duração da existência nos mundos superiores à Terra são mais curtas, aquelas, e mais longas, estas, dado que corpos mais sutis têm menos fatores a miná-los. O perispírito (corpo que reveste o espírito) é formado de matéria específica de cada mundo, sendo que os espíritos puros têm envoltórios “extremamente” etéreos.


Os espíritos disseram a Kardec, quanto ao grau de evolução dos habitantes do Sistema Solar:
Marte: inferior à Terra. Júpiter: muito acima de ambos. Sol: não tem habitantes, contudo, é local de reunião de espíritos superiores.


O Livro dos Médiuns:
1ª Parte, Cap. I, n° 2:
Por que injustificável privilégio este quase imperceptível grão de areia (a Terra), que não avulta pelo seu volume, nem pela sua posição, nem pelo seu papel que lhe cabe desempenhar, seria o único planeta povoado de seres racionais? A razão se recusa a admitir semelhante nulidade do infinito e tudo nos diz que os diferentes mundos são habitados.


1ª Parte, Cap. I, n° 100:
Em mundos mais adiantados o homem se põe em comunicação com os espíritos com maior facilidade e os vê com freqüência.


O Evangelho Segundo o Espiritismo:
Cap. III, n° 3 e 4:
Há mundos cujas condições morais dos seus habitantes são inferiores às da Terra, em outros, são da mesma categoria, outros mais ou menos superiores e, finalmente, há aqueles nos quais a vida é, por assim dizer, toda espiritual. classificação dos mundos segundo seu estado moral e destinação: Mundos primitivos: primeiras encarnações da alma, mundos de expiação e provas, domínio do mal (a Terra é desta classificação). Mundos de regeneração: as almas ainda têm o que expiar, mas ali encontram repouso das fadigas. Mundos ditosos: predomínio do bem. Mundos celestes ou divinos: habitação dos Espíritos depurados; neles, reina o bem.


A Gênese: Cap. XI, n°s 7 a 9:
Desde toda a eternidade Deus criou mundos materiais e seres espirituais, pois se assim não fora tais mundos careceriam de finalidade, os seres são criados simples e ignorantes, tendo por final a evolução, rumo à angelitude.


Revista Espirita (sob a direção de Kardec):
Marte: vida inferior à da Terra.
Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres.
Júpiter: o mais avançado dos planetas. Seus habitantes: corpos de conformação semelhante à terrena, de maior leveza, deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga. Na morte, os corpos não são submetidos à decomposição, dissipam-se. Alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente. Expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças). Infância, dura apenas alguns dos nossos meses. Linguagem, quase sempre de espírito a espírito (mas há linguagem articulada). Ocupações, puramente intelectuais. Vidência (segunda vista), permanente, para a maioria dos habitantes. Animais, mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível, são encarregados dos trabalhos manuais. Arquitetura, em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos. Chopin está residindo em um dos mundos atribuídos a espíritos errantes, esses mundos assemelham-se aos acampamentos terrenos, destinados a repouso temporário, os habitantes desses mundos podem deles se afastar, quando queiram.
Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros, seres rudimentares, sua vida é curta, não são canibais, mas sua vida beira a vida da “idade da pedra”, da Terra, lá, os mares são “furiosos” e não permitem a navegação.
Vênus, ar sutil, como o das altas montanhas terrenas, impróprio para os terrestres, mar profundo e calmo, divisões, querelas e guerras são desconhecidas, artes sublimes substituem a indústria terrestre, habitantes: semelhantes aos da Terra, tem adoração constante e ativa ao Ser Supremo, sem cultos, alimentação: à base de frutas e de lacticínios, ignoram nutrição por carne, não existem doenças, expectativa de vida: infinitamente mais longa do que não o é a prova terrestre, a velhice é o apogeu da dignidade humana, vestes: uniformes, grandes túnicas brancas.


Cartas de Uma Morta (Livro mãe de F.C.Xavier):
Saturno: saturninos são incontestavelmente superiores aos terrestres; não há vícios, nem guerras; utilizam a eletricidade na sua plena possibilidade; têm habitações de estilo gracioso;
a autora espiritual viu seres estranhos, extraordinariamente feios, evolucionando-se nos ares, em “gracis movimentos”; os habitantes dedicam-se mais à espiritualidade; as moléstias incuráveis lhes são desconhecidas; a vegetação: é diferente da terrena, pois é azulada; os mares são rosados.
Marte: habitantes: têm grande espiritualidade: sem guerras, só vibrações de paz;
os homens são mais ou menos semelhantes aos terrícolas, mas os seus organismos possuem diferenças apreciáveis: além dos braços, têm ao longo das espáduas umas ligeiras protuberâncias, à guisa de asas, que lhes prodigalizam interessantes faculdades volitivas, o ar é muitíssimo mais leve; conhecem os enigmas profundos da eletricidade, que usam com maestria, as edificações são análogas às da Terra, a vida em Marte é mais aérea, poderosas máquinas, embora existam oceanos, há pouca água; sistemas de canalização; poucas montanhas.


Emmanuel (Livro do autor espiritual cujo nome é o título da obra (1938, Ed. FEB, RJ/RJ). Consta no prefácio:
"(...) assim como Marte ou Saturno já atingiram um estado mais avançado em conhecimentos, melhorando as condições de suas coletividades, o vosso orbe (a Terra) tem, igualmente, o dever de melhorar-se, avançando, pelo aperfeiçoamento das suas leis, para um estágio superior, no quadro universal”.


Novas Mensagens:
1939, Ed. FEB, RJ/RJ O autor espiritual (Humberto de Campos) traz um capítulo inteiro sobre visita (em espírito) que fez a Marte:
Marte tem cidades fantásticas pela sua beleza inaudita: avenidas extensas e amplas, sendo as construções análogas às da Terra; a vegetação, de tonalidade vermelha, é muito mais exuberante do que a terrena; Marte é “um irmão mais velho e mais experimentado na vida; seus habitantes sempre oram ao Senhor do Universo, em benefício da humanidade terrena”; habitantes têm arcabouço físico algo diferente do terrestre; alimentação: através das forças atmosféricas; (viu) máquinas aéreas possantes que se balouçavam no pé das nuvens; muitas dessas nuvens são produzidas artificialmente, para atender reinos mais fracos da natureza.


A Vida no Planeta Marte: Espírito Ramatís:
A humanidade que habita Marte (de um a um e meio milhões de habitantes) é mais evoluída que a terrestre: não há violência, vícios ou paixões inferiores; seus habitantes possuem faculdades de telepatia e psicometria. Assim, a linguagem, quase sempre, ocorre por telepatia; têm cabelos poéticos e resplendentes, quais anjos; têm protuberâncias semelhantes a asas, ao longo das espáduas; na velhice, o espírito parte para o espaço, antes do aniquilamento vital;
alimentação: inteiramente vegetariana; migrantes: vários seres que viveram algum tempo em Marte não se adaptaram e, em conseqüência, migraram para mundos “aquém de Marte”; alguns perambulam na Terra; relações conjugais no matrimônio: o encontro sexual se dá pelos “plexus abdominais”, sem impurezas do sexo orgânico; as mulheres estão livres da délivrance (delivramento); moralmente, Marte está mil anos à frente da Terra; no campo científico, quinhentos anos; transportes: 75% são feitos por via aérea, absolutamente em segurança; existem aeronaves para viagens interplanetárias, tripuladas ou não.


Autor Encarnado - Às Margens do Rio Sagrado
Saturno é um mundo de paz; habitantes: seres evangelizados; seus órgãos de percepção são mais elevados; seus corpos são eterizados, suportando longos períodos de atividades sem alimentação (esta, feita de sucos vegetais e respiração); atividade religiosa: intensa, em comunhão com o Plano Espiritual Superior; casas não têm portas; “arquitetura” espiritual; construções, em geral, são de material translúcido e flexível (em muitos casos são edificadas construções por mentalização de técnicos selecionados); tráfego intenso, silencioso e suave.


Uranie (Livro escrito provavelmente em 1864, cuja primeira edição em português é de 1951, pela Federação Espírita Brasileira, sob o título Urânia. Nessa obra, muito descritiva, Flammarion ensaia:
o número de universos é infinito;
Marte e Vênus têm habitantes pensantes;
Júpiter está em período primário de preparação orgânica;
Saturno será habitado por seres incompatíveis com os organismos terrestres;
Marte é semelhante à Terra, mais adiantado na senda do progresso;
habitantes são muito superiores aos da Terra; são maiores e mais leves que os terrestres; transportam-se por navegação aérea (frotas movidas pela eletricidade); são de origem sextúpede: bípedes, bimanos e bialados (duas asas); têm doze sentidos, que lhes permitem comunicação direta com o universo;
não há alimentação: sua nutrição se dá por renovação celular, através de respiração similar à das árvores terrestres;
construções são edificadas pelo pensamento;
todos os trabalhos materiais são executados por máquinas e sob direção de algumas raças aperfeiçoadas de animais;
concepções e nascimentos lembram mais algo parecido com a fecundação das flores;
a luz sobre os habitantes de Marte não produz a respectiva sombra;
Marte já mandou sinais para a Terra, mas sem resposta;
Vênus é um mundo análogo à Terra e menos privilegiado ainda; as estações rápidas produzem bruscas variações de temperatura.


Vários pronunciamentos sobre a vida em outros mundos, havendo evidente contradição entre Kardec e eles, especialmente no que diz respeito a Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário